Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Vamos ajudar a Bananika - Desperdício de banana na Terceira.

13.05.19 | Madalena

Bananika-9449.jpg

Quando estive agora nos Açores conheci este projecto e fiquei com muita vontade de o apoiar. Na verdade todos podemos ajudar, pois está a decorrer uma campanha de crowdfunding que será decisiva para avançar com este projecto sustentável e inovador. 

O excesso de bananas produzidas na ilha Terceira (mais de 100 toneladas por ano) é transformado numa bebida que é maravilhosa. Também é um bocadinho alcoólica, mas vá, em modo sustentável.

Dois amigos,  Tibério Barbeito e Leon Biermann são dois empreendedores com vontade de fazer a mudança e criaram uma startup social sediada nesta ilha com o objectivo de encontrar uma solução sustentável para evitar o desperdício de banana gerado todos os anos.

Esta solução é a Bananika, uma bebida de banana refrescante, gaseificada com cerca de 6% de álcool.

Estive à conversa com o Tibério, fomos visitar algumas plantações de banana e ele contou-me tudo sobre esta aventura.

Bananika-9400.jpg

"Estimamos serem mais de 100 toneladas de banana desperdiçadas todos os anos, apenas na Terceira. Sou produtor de banana e não sabia o que fazer com tanto excedente. Comecei por desidratar a banana, fazer pão, gelado... Até que decidi fazer uma fermentação."

Bananika-9450.jpg

"A ideia de criar uma bebida de banana gaseificada e alcoólica origina da identificação de alguns problemas. Por um lado, existe um grande excesso de produção de bananas. Os produtores dos Açores não encontram soluções pertinentes para comercializar o seu produto, e , todos os Verões, com o aumento das temperaturas, a produção aumenta drasticamente gerando uma oferta que supera, em muito, a procura. O resultado é o desperdício de bananas em grandes quantidades."

Bananika-9514.jpg

"Além disso, os produtores também perdem um número elevado de bananas cujo calibre não corresponde às exigências do mercado. Assim, a produção de banana regional de elevada qualidade, acaba por ser, em grande parte, desperdiçada.

A Bananika é uma bebida inovadora e, por oferecer uma solução para esses problemas, é também sustentável. Ao criar uma bebida de banana fermentada, podemos transformar a imensa quantidade de desperdício gerada, num produto de valor acrescentado com um prazo de validade prolongado. Esta bebida abre uma nova hipótese para os produtores açorianos de banana lidarem com a sobre produção."

Bananika-9447.jpg

Esta solução para além de resolver uma questão ambiental, cria, em simultâneo, uma fonte de rendimento mais segura para os agricultores locais.

E nós podemos contribuir! Como?

A Bananika foi selecionada como um dos 3 finalistas do desafio de Empreendedorismo Social BET24  da BET Ventures, um evento que reúne empresários de diversas áreas. O vencedor desta competição será determinado com base no maior valor arrecadado nesta campanha de crowdfunding, e receberá um prémio que os ajudará a avançar com o projecto. 

"Até agora fazemos tudo à escala doméstica e esta campanha tem como objectivo construir a primeira fábrica de produção profissional que nos permite controlar todos os parâmetros de fermentação e produzir uma bebida estável e de alta qualidade. Poderá produzir cerca de 1200 litros de Bananika por mês ou cerca de 3600 garrafas (0,33 l). A capacidade pode ser facilmente aumentada apenas adicionando mais tanques de fermentação."

Faltam apenas 9 dias para a campanha terminar e, com o nosso apoio, eles podem ser os vencedores deste prémio e começar a produzir Bananika!

Eu já experimentei e posso dizer que é espectacular. 

Aqui têm mais informações sobre este crowdfunding. Vamos todos ajudar?

Depois brindamos com uma Bananika fresquinha. Acreditem que não se vão arrepender!

Bananika-9409 (1).jpg

Vejam também, aqui, este vídeo e digam-me lá se estes "bananikos" não merecem que tudo aconteça...

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.