Que bom ouvir música assim
Foi a ouvir a Antena 2 que as ouvi com “olhos de ver”, tinha a sensação de estar a ouvir algo familiar mas não as conhecia pelo nome, Sopa de Pedra. Fiquei logo com o ouvido atento e fui investigar o trabalho que faziam. Estas 10 raparigas de vozes frescas límpidas, formaram-se no Porto em 2012, com origens musicais e artísticas diversas. A simplicidade e a beleza na execução foram o que mais me inspirou, assim como o magnífico trabalho de recolha de música tradicional portuguesa.
Fiquei fascinada com as harmonias, a beleza e a força destas vozes femininas à capella, que cantam canções de raíz tradicional. São maravilhosos os arranjos musicais e de um rigor deslumbrante, as Sopa de Pedra fazem um trabalho precioso trazendo para os nossos dias o Canto tradicional e mantendo-o vivo para as gerações vindoiras.
Elas são muito inspiradoras! Espero que gostem de as conhecer. E é mais um caso da música portuguesa a gostar dela própria ;). Durante o Verão podem vê-las em alguns concertos que vão dar pelo país. Podem acompanhar a actividade e os Concertos que têm agendados aqui ou aqui.
Boas descobertas musicais em Bonssons