Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

O nosso “Ikigai”

22.05.19 | Joana

Livros que nos inspiram  

D5D0A5F0-741D-4E9B-8FA0-6765D7A8303C.jpegVern Cheng

“Apenas se te mantiveres activo, desejarás chegar aos 100 anos”

 

  Qual é o sentido para a vida? Como podemos ter uma vida longa e feliz? Será que existem respostas objectivas a estas perguntas? Talvez não... o mais importante, não são as respostas mas sim o caminho que se faz, não interessa o fim, interessa como lá chegamos. E pelo caminho podemos procurar o nosso Ikigai , uma palavra misteriosa que pode ser a chave para a nossa felicidade, tranquilidade e completa serenidade. 

  Este livro, com um belíssimo trabalho documental de Héctor Garcia e Francesc Miralles, dá-nos boas pistas para cimentarmos o nosso caminho.

   O que mais gostei neste livro foi a descoberta de que, se tivermos a ocupação certa nas alturas certas, é tudo o que precisamos de fazer para sermos felizes. Parece simples, mas exige da nossa parte uma escuta activa e uma resiliência constantes.

 

387BE39B-07F5-4297-8C48-41B6E8FCB0ED.jpeg

 

  Este guia está cheio de (boas) dicas práticas, exercícios e sugestões de alimentos que nos podem ajudar neste caminho. O livro acompanha o percurso dos Japoneses e o que eles fazem para serem um dos povos com a maior longevidade do mundo.

  Quando andava a pesquisar sobre os Japoneses, e sobre a sua longevidade, deparei-me com as chamadas “Zonas Azuis” (Blue Zones), que são locais no mundo onde as pessoas vivem mais anos e geralmente chegam aos 100 anos de vida. Existem regiões que foram identificadas por cientistas e demógrafos, onde se constatou que as pessoas tinham características e práticas específicas, que resultavam numa precentagem muito elevada de longevidade nos seus habitantes.

09526624-87DA-4E94-8BD2-830C63F281B2.jpegWeforum.org

     Para além de Okinawa, no Japão, existem outras zonas como a Sardenha, em Itália; Loma Linda na Califórnia, onde estudaram um grupo de Adventistas do Sétimo Dia, que estão entre as pessoas que têm a vida mais longa nos Estados Unidos; a Península de Nicoya na Costa Rica;  e Icária na Grécia, onde uma expedição feita em 2009 na ilha, identificou o local do mundo com a maior taxa de pessoas que alcançam os 90 anos. Aproximadamente uma em cada três pessoas chegam a essa idade. Constatou-se também que têm uma taxa 20% menor de incidência de cancro, 50% menor de doenças cardíacas e praticamente nulas de demência.

 

07663568-5EB9-462A-96E4-C4BBD24CB17D.jpegsavvytokyo.com

  Os habitantes das Zonas Azuis têm estilos de vida específicos que contribuem para sua longevidade. Em Okinawa, na Sardenha e em Loma Linda têm em comum a importância dada à família, não fumar (os centenários tipicamente não fumam) e beber moderadamente, têm uma dieta baseada em vegetais, frutas e grãos, a carne é consumida muito esporadicamente, geralmente só em dias de festa. Também têm uma regra de se sentirem saciados quando se sentem 80%, isto dá muita saúde!  A actividade física é moderada e constante e existe bastante envolvimento social, todas as faixas etárias são socialmente activas e integradas na comunidade.  

   O mais importante é manter esta vontade de descoberta e aprendizagem bem viva dentro de nós. Assim podemos implementar novos hábitos e estar mais atentos ao que nos motiva neste caminho tão intenso que é a vida.

  Gosto de ter este livro sempre à mão, pois é um guia que vale sempre a pena reler quando andamos perdidos em busca do nosso “Ikigai”

 

Para estarem sempre a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa Newsletter.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.