Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Menos Desperdício #3 Revolução na menstruação

28.05.19 | Joana

  Aproveitando que esta semana se celebra a semana da menstruação, decidimos falar-vos sobre a revolução íntima que podes fazer na tua vida, nessa altura do mês tão especial. Acredito que muitas de vocês, já tenham ouvido falar das soluções que já existem, para termos uma menstruação sem desperdício. Mas se ainda não experimentaram nenhuma das alternativas, venho ajudar a desmistificar estas opções bastante mais amigas do ambiente. 

7F044618-3D80-4E77-804C-AE344CD8BFC6.jpeg

Priscila Barbosa 

Deixo-vos para reflexão os dados de um pequeno estudo feito neste site, sobre o desperdício que uma mulher produz durante a sua vida com os tampões e pensos higiénicos: 

“Considerando uma menstruação de quatro a cinco dias por mês, ao longo de quarenta anos; dá 9 a 15 mil pensos/tampões durante a vida fértil de uma mulher. A nível ecológico, considerem que um penso higiénico, por exemplo, demora mais de 100 anos a decompor-se e, para além disso, o impacto ambiental negativo começa logo na extração e processamento de matérias-primas, que se baseiam na produção de plásticos (petróleo) e de celulose (árvores) – não só para os absorventes em si, mas também para as embalagens. Sabe mais aqui.” 

 

F602E4E5-C49C-48AC-92D3-F2423099A4B9.jpeg

 

Podemos usar cada uma destas soluções independentemente ou algumas delas, cumulativamente, assim as opções que vos vou falar hoje são: 

  1. Copo Menstrual
  2. Pensos de Pano/Tecido
  3. Cuecas protectoras/absorventes 

 

1. Copo Menstrual

  Foi há mais de 6 anos que tomei a decisão de começar a usar o Copo Menstrual, e acreditem que sei que ao início parece estranho, depois de o comprar, estive uns meses com o Copo a “olhar” para mim sem o conseguir experimentar. Aliás, fez-me lembrar a primeira vez que usei um tampão, olhei para aquele objecto que ao início me pareceu um bocado invasivo e foi difícil de dar o primeiro passo. Mas houve um dia que decidi experimentar e a minha vida transformou-se para muito melhor! Agora parecia aqueles anúncios da Tv shop ;) , mas foi mesmo assim! As duas primeiras vezes parecem estranhas mas depois de me adaptar foi muito fácil habituar-me.

A mudança trouxe-me muito mais conforto, tornou mais prática e higiénica a minha rotina de menstruação, definitivamente mais limpa, e na praia é inacreditável, é a única solução que, de facto, nos faz sentir como senão estivéssemos com o período. 

 

38A04626-E04C-4A76-81D2-541A00EFC5E6.jpeg

Meluna

Tudo o que precisas de saber sobre o copo menstrual: 

  1. Discreto, ninguém sabe que estás a usar, muito económico (18€ e 35€), amigo do ambiente e reutilizável num período que pode durar até aos dez anos.
  2. Feito de silicone cirúrgico, é muito seguro, macio e maleável, é totalmente hipoalergénico, por isso não provoca irritações na pele nem quaisquer infecções.
  3. Pode ser usado em qualquer altura, incluindo para nadar e durante a noite a dormir.
  4. Não interfere com a produção natural do fluído menstrual nem com a lubrificação natural da vagina.
  5. Desenhado para se adaptar completamente à vagina, aprende aqui a escolher o teu. 
  6. Pode ser usado até 12 horas seguidas.
  7. Não seca nem transpira.

Se existem alguns pontos menos fortes no uso do copo, vou ajudar-vos a contornar todos eles com o que fui aprendendo na prática dos últimos anos.

  1. Não é fácil em certas circunstâncias encontrar uma casa de banho pública com lavatório para poderes lavar o copo e as mãos depois de fazer o despejo. É verdade, numa situação de emergência não programada, existem muitas casas de banho que não têm lavatório, assim quando isso me acontece, tenho na minha bolsa algumas toalhitas para estas situações e levo a minha garrafa de água para passar por água se for preciso. Em termos de higiene não há necessidade de passar água, podemos retirar e voltar a colocar directo, ficamos apenas com uma mão que precisa de ser limpa.
  2.  A maneira mais fácil para mim de colocar é sempre no banho, mas com o tempo habituas-te e torna-se simples em qualquer posição. Atenção se sentes algum tipo de desconforto é porque está mal colocado, retira e volta a colocar
  3. Só precisa de ser esterilizado no final de cada ciclo menstrual e guardado no saco próprio para a próxima utilização. 

 

Pensos de Pano

2DF368F2-86ED-4543-AD89-3C5A0C1E18FF.jpeg

Miristica

São a alternativa reutilizável aos pensos descartáveis, pois podem ser reutilizados durante vários anos. 

Dicas práticas 

  1. Eu costumo ter uma pequena bolsa impermeável onde guardo, quando preciso de trocar fora de casa, geralmente só uso como complemento em casa, mas é sempre bom ter uns extra na mala. 
  2. Podes comprar com várias cores e padrões, são fáceis de lavar, eu lavo sempre os meus na máquina. 
  3. Existem já várias opções de tamanhos e espessuras, vê aqui.

 

Cuecas protectoras/absorventes

53970DC2-A0EF-4BA5-85EC-1F99AC116ECD.jpeg 

 

Esta foi a minha descoberta do ano passado e estou a adorar! São cuecas com um absorvente integrado, super confortáveis! Existem à venda com vários níveis de absorção e para mim são o melhor complemento do copo menstrual. São fáceis de lavar na máquina. Depende muito do vosso tipo de fluxo, mas com 5 a 6 pares de cuecas, tens suficientes para um ciclo.

Com entrega em Portugal ainda só descobri estas duas marcas online, cocoro e Thinx e das duas só experimentei a primeira, que foi criada em Espanha por um grupo de mulheres que queriam revolucionar e simplificar a forma como enfrentamos a menstruação.

 

Como último recurso, se tiverem de usar descartáveis, existem já algumas opções no mercado, que para além de serem feitas com materiais sustentáveis também se biodegradam quase por completo, vejam aqui

C41341A4-2A28-47B4-B91E-DB5C8FCDCF39.jpeg

Espero ter-vos ajudado e ter deixado boas dicas, para poderem passar esta fase de forma mais sustentável, mais confortável e mais prática! Outra dica prática passa também por ter uma boa App para estarem seguras no vosso ciclo, eu costumo usar a CYCLES, mas existem várias que cumprem bem a sua função. 

Se tiverem outras dúvidas deixem nos comentários. 

Para estarem sempre a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa Newsletter.

5 comentários

Comentar post