Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Menos Desperdício #2 - Sacos de Compras

17.04.19 | Joana

 

74BAE8F3-77C6-4183-A7F1-4BDFE765CD77.jpeg

 

 Há uns tempos atrás conheci movimento zero waste, que alguns de vocês já devem ter ouvido falar e, claro, como sou uma impulsiva da poupança, fiquei logo fascinada com as várias estratégias e tácticas para fazer menos desperdício. 

 

Está a tornar-se cada vez mais urgente existir uma mudança real das mentalidades em relação ao excesso de desperdício que produzimos diariamente e para isso há que sensibilizar sem extremar. Da minha perspectiva apesar de admirável, a proposta de chegar ao fim de um ano tendo produzido apenas um frasco de lixo para uma família de quatro pessoas (que é a proposta da Bea Johnson do zero waste), parece verdadeiramente utópica e para muitos pode surtir o efeito inverso ao pretendido. Com isto não estou de modo algum a criticar a Bea Johnson que conseguiu esse feito incrível, pelo contrário, agradeço ser uma das percursoras e inspiradora do movimento, mas acho que temos que nos adaptar às circunstâncias da nossa Sociedade actual e ir mostrando que as mudanças se fazem de uma forma integrada e realista.

 

Há que equilibrar nos objectivos e fazer chegar às pessoas uma mensagem de algo que seja gradualmente exequível nas suas vidas. 

 

   Um dos maiores desperdícios que produzimos são os sacos de plástico, os grandes em Portugal passaram a ser pagos, o que levou a uma mudança nos hábitos mas ainda não chega, há muitos hábitos que não temos e que podemos implementar.  

 

2BDA8B4F-3525-4893-AE18-2C917EB1469A.jpeg

 

 

Para além do saco grande que levamos para as compras, há muitos alimentos frescos que compramos que não precisam de vir em sacos ou embalados, podemos colocar directamente no saco grande ou na cesta. Para além do(s) saco(s) grande(s) para as compras levo também vários sacos de pano para frutas, legumes e pão, (vejam aqui como fazer ou podem comprar aqui ) no entanto se ainda não têm estes sacos pequenos, podem ir reutilizando os sacos de plástico pequenos das últimas compras, em vez de estarem sempre a trazer novos sacos. Também guardo as caixas de ovos, pois já há muitos sítios que têm ovos a granel.

 

  Uma dica para estarem sempre preparados é fazerem três ou quatro kits que têm em sítios estratégicos, casa, carro, emprego, compostos por; um saco grande com 8/10 sacos pequenos lá dentro. Vão ver que vão poupar muitos sacos! Às vezes quando me esqueço e não são muitas compras, também faço um pouco de malabarismo e tento trazer tudo em mãos ;)

 

 

9498DC73-8A2E-4408-8789-29791D9784D0.jpeg

 

    Os sítios que escolhemos para fazer as nossas compras também são muito  importantes, optar por comprar em locais que vendem alimentos sem embalagens e a granel são uma boa opção, algumas grandes superfícies já têm alguma oferta e há cada vez mais Mercearias e Supermercados Biológicos com essa opção. Os mercados locais são uma das melhores opções pois tornam a nossa relação mais próxima com o produtor além de reduzir bastante a pegada ecológica dos alimentos. Também algumas das empresas que entregam cabazes em casa geralmente poupam nos sacos o que também faz desta uma boa opção. 

 

7744E747-A1AF-421C-91ED-885C717211F0.jpeg

 

 

Um dos segredos é passar a olhar mais para as embalagens e pensar no desperdício que irão provocar, por isso a melhor escolha é comprar a granel, com os nossos sacos ou frascos, senão for possível trazer em papel e só em último recurso usar o saco de plástico (e claro, guardá-lo para uma próxima compra). Para mais dicas, vejam na categoria reduzir onde podem ler o primeiro post desta colectânea!  

Boas Compras!

 

 

2BE89779-B2AA-4CB7-9062-5FF86BCFB624.jpeg

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.