Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Menos Desperdício #1 - Consumo consciente: A base para começar

09.04.19 | Joana

1E7D2D8F-6B7A-428D-AFE4-7CD65639CA26.jpeg

   Menos desperdício, é uma colectânea de posts sobre compras conscientes e desperdício zero.

  Neste primeiro venho contar-vos como podemos mudar o nosso comportamento na hora de consumir. Venho dar-vos dicas práticas para mudarmos o nosso “chip” consumista. 

 

 A primeira mudança e a mais importante é a da nossa consciência no momento de fazer escolhas, no momento de fazer compras. Há que ter o foco no que realmente é importante para conseguirmos fazer escolhas úteis, duradouras e de qualidade é isso que chamamos escolhas sustentáveis. 

 

   O local onde produzimos mais lixo em nossa casa é claramente a cozinha, que reservo já para um próximo post “Revolução na Cozinha”, mas existem estratégias para reduzir o desperdício no resto da casa que passam principalmente por uma racionalização na hora de comprar.  Quando nos deparamos com a falta de alguma coisa o nosso impulso primário é o de ir comprar, mas se anteciparmos e modificarmos alguns hábitos que temos quase sem pensar, podemos poupar a vários níveis na nossa vida.

 

  Estabelecer uma espécie de ordem lógica de prioridades na hora de comprar é uma das coisas que podemos começar a fazer. Deixo-vos algumas sugestões de coisas práticas do que podemos começar a fazer, e uma pirâmide com as prioridades de consumo que desenhei a partir de uma que descobri neste blog que tem vários posts muito interessantes sobre esta época de consumismo em que vivemos. Essa pirâmide tem na sua inspiração a pirâmide de Maslow, criada nos anos 80, conhecida por hierarquia das necessidades, mas neste caso transformada e adaptada a uma pirâmide de hierarquia/prioridade do consumo.

992034B4-6461-4C4E-8DAC-14E5E705F838.jpeg               

 

Assim caminhando nesta pirâmide, começamos por “usar o que já temos”, muitas vezes nem nos lembramos do que já comprámos e das multi funções que cada objecto pode ter perante as nossas necessidades. Para conseguirmos usar bem o que já temos, temos que ter a nossa casa e a nossa vida “Arrumadas”, em breve poderão consultar os posts da colectânea "Arrumar&Destralhar", para se inspirarem a fazer essa mudança nas vossas vidas.

 

Continuando na pirâmide, seguimos agora para “Pedir emprestado e emprestar”, quantas vezes compramos coisas que apenas usamos uma vez e nem nos lembramos de pedir a amigos, familiares e/ou vizinhos.Também podemos trocar coisas que já não precisamos por outras que nos fazem falta. Depois há que economizar o que já temos e prolongar ao máximo o seu tempo de vida útil.               

 

Também podemos fazer, não só nos torna mais criativos como é uma óptima forma de fugir às tecnologias, e na nossa secção “Fazer” terão várias sugestões de coisas que podem fazer para reduzir o desperdício. Por fim chegando quase ao topo da pirâmide, quando não temos alternativa, então vamos comprar, mas primeiro há que procurar as melhores opções no comércio local e só depois senão houver alternativa então comprar de preferência sem impulso e com consciência.

 

Assim a pirâmide invertida do estilo de vida “zero waste” ou menos desperdício para o qual gostava de caminhar é:

- Recusar tudo o que não precisamos

- Reduzir diariamente o consumo do que precisamos

- Reutilizar o máximo possível

- Reciclar tudo o que vai para o lixo

- Dar tudo o que já não precisamos (dar a uma nova casa, nova família)

- Replantar as sementes do que temos plantado (também vos falarei de permacultura).

- Composto, colocar na compostagem todo o lixo biodegradável (futuramente também um post sobre composto caseiro).

 

15B1C72D-66E1-436E-B277-6358DC761E54.jpeg

 

 

 

3 comentários

Comentar post