Ideias para um Natal mais sustentável e muito mais económico.
Se adoram o Natal, mas não gostam do consumismo e desperdício que este gera, este post é para vocês.
Há muitas opções para quem deseja ter um Natal mais consciente, o mais importante é termos vontade de mudar alguns hábitos e sermos criativos.
Hoje partilhamos algumas sugestões para não chegarmos a dia 26 com a casa cheia de comida, presentes e coisas que, provavelmente, vão ficar pela casa só a ocupar espaço.
Vamos por partes....
Árvore de Natal
Este ano descobri o Pinheiro Bombeiro e estou fascinada.
O Pinheiro Bombeiro é uma iniciativa de cariz social da startup portuguesa Rnters que permite, durante o período de Natal, alugar pinheiros de Natal verdadeiros.
Por cada pinheiro alugado, 5 euros revertem para a compra de material profissional para o combate a incêndios.
No final do aluguer, o pinheiro é devolvido e transformado em biomassa, finalizando o aluguer e a sua utilização de forma sustentável.
Os pinheiros que nos chegam a casa foram cortados de forma a manter os terrenos limpos, logo, ao termos um pinheiro destes em casa estamos a evitar a disseminação de incêndios, a prevenir o combate ao fogo e a dar-lhe uma nova vida!
Eu não tinha árvore de Natal e quando estava a ver opções descobri este projecto e a partir de agora, será a nossa escolha cá em casa. Fiquei fã deste projecto!
Decorações
A verdade é que as decorações de Natal podem durar uma vida e até podem passar de geração em geração, mas nem sempre é o que acontece. Com tanta oferta, às vezes apetece variar um bocado e ter decorações um pouco diferentes do ano anterior. O meu conselho é que ponham as mãos na massa, pois as decorações de Natal são muito fáceis e divertidas de fazer. Desde o calendário do advento às decorações da árvore, é só preciso dar asas à imaginação. O Pinterest tem óptimas sugestões, espreitem a pasta que criámos dedicada a este tema, aqui.
Eu adoro luzes e, por mim, tanto a árvore como a casa eram decoradas só com luzes, mas como cá em casa os mais novos não vão nessa conversa, este ano estivemos a fazer as decorações da árvore ( tínhamos muito poucas que sobreviveram aos últimos anos) com feltro. Desenhámos as formas, cortámos, cozemos, enchemos com enchimento de almofadas e já está. Ficaram giras e, principalmente, foi muito divertido de fazer.
Na minha opinião as coisas mais bonitas não se compram. Paus, flores, folhas... As decorações naturais não têm plásticos, são biodegradáveis e, na maior parte das vezes, gratuitas. Com alguns ramos conseguimos fazer uma coroa de flores, com as folhas podemos fazer centros de mesa, decorar a casa, a árvore... Todo um mundo de coisas bonitas para explorar :)
Comida
Acho que o maior desafio no Natal é não fazer comida a mais, para não haver desperdício. A solução para que isto não aconteça é planear tudo muito bem e sermos realistas em relação ao número de pessoas que vamos ter à mesa.
Também é bom pensarmos em refeições que se consigam aproveitar no dia seguinte ou, eventualmente, congelar e pensar no que podemos fazer com os restos para a comida não se estragar, portanto, devemos fazer também um plano para os restos. Talvez até pedir aos membros da família que levem recipientes para poderem levar alguma comida para casa para evitar que esta se estrague.
Uma das formas mais fáceis de evitar o plástico na cozinha é fazer as refeições de raiz e optar por refeições vegetarianas ou vegan. Não só reduzir a carne é um enorme contributo para atenuar o nosso impacto ambiental, mas também porque a carne normalmente, por questões de higiene e segurança, vem embrulhada em plástico.
Além de tudo, a comida que vem em plástico normalmente não é fresca e muitas vezes é processada. Apesar de, infelizmente, hoje em dia alguns supermercados embrulharem muitos dos vegetais em plástico, é mais fácil conseguir comprar legumes e fruta fresca sem embalagens, por isso, a minha sugestão é que apostem neste tipo de produtos como base das vossas receitas natalícias deste ano.
No centro vegetariano podemos encontrar imensas sugestões de deliciosos pratos e sobremesas natalícias, espreitem, aqui.
A Vânia, do Made By Choices também partilhou uma sugestão de menu vegetariano para a ceia de Natal que me parece incrível. Vale a pena verem, aqui.
Presentes
Voto em fazermos um boicote ao consumismo. É difícil nesta época do ano, com tantas coisas disponíveis e promoções disto e daquilo, mas é importante lembrar que o Natal é muito mais que dar presentes e que, na verdade, a maior parte de nós já tem coisas a mais. Se gostamos do gesto de oferecer um mimo às pessoas que mais gostamos, deixo uma lista de sugestões que me parecem fazer sentido, que geram menos desperdício e que poderão ser bastante mais económicas:
- Eu gosto de fazer os meus próprios presentes ou de oferecer alguma coisa minha que gosto, mas que por alguma razão já não uso. Assim os presentes têm muito mais amor, dedicação, significado e história. Aqui no blogue podem ver alguns diy's que podemos fazer, como por exemplo a granola caseira, chocolates, cremes ou exfoliantes para o corpo.
- Produtos consumíveis, pois não serão coisas que se irão acumular e vão ser úteis de alguma forma. Toda a gente come, portanto comida, é sempre um presente seguro que vai desaparecer sem deixar rasto :)
- Workshops e experiências também é uma óptima opção. Desde um jantar, uma ida a uma exposição, concerto ou uma experiência radical como saltar de pára-quedas, por exemplo. A mim não me ofereçam isso que dispenso, mas pode ser inesquecível para algumas pessoas e um óptimo bonding. Hehe!
O Natal é uma excelente altura para sermos criativos :)
- Livros que já lemos e gostámos muito. Assim damos uma vida mais prolongada e activa aos livros que gostámos e que depois ficam anos a ganhar pó nas prateleiras.
- Qualquer outro objecto em segunda mão. Tudo o que for em segunda mão é muito mais ecológico do que coisas novas. Coisas em segunda mão não têm, necessariamente que ser velhas e gastas. Mobília, jóias, acessórios, decoração da casa, roupas, discos, electrodomésticos utilizados... Os presente não têm de vir directamente de uma fábrica para serem presentes bons e úteis.
- Plantas. São outro presente maravilhoso para oferecer no Natal. Plantas decorativas, ervas aromáticas, árvores de fruto... Parecem-me todas boas opções, dependendo do tipo de pessoa e da casa que tem.
- Doar para caridade. Isto é mais para quando nos perguntam o que queremos de presente. É uma óptima opção escolher uma instituição de caridade e pedir para doarem dinheiro para lá em nosso nome.
- Nas famílias ou grupos de amigos, sugerir fazer o Amigo Secreto. Em vez de se dar muitos presentes, cada pessoa dá só um e recebe só um. Com os meus amigos e família fazemos isto e trocamos presentes já usados ou feitos por nós. É muito divertido e acaba por ter muito mais significado.
Embrulhos
Há varias formas de evitar o desperdício no que diz respeito aos embrulhos, aqui ficam algumas ideias:
- Utilizar os sacos e papel de embrulho do ano anterior. Isto requer abrir os presentes com algum cuidado, o que é um pouco difícil no caso dos miúdos, mas com uma ajudinha e boa vontade dos adultos tudo se faz.
- Usar jornais. É uma óptima finalidade para os jornais já lidos.
- Usar papel craft. Este papel é castanho, não tem brilhantes nem desenhos e é muito resistente e muito mais fácil de reciclar. Se abrirmos com cuidado até poderá ser guardado para reutilizar mais tarde.
- Decorar embrulhos com folhas e objectos que encontramos na natureza. Folhas, pinhas, paus de canela, alfazema...Ficamos com embrulhos muito mais pessoais e originais, sem desperdício..
- Utilizar fita ou corda para atar os presentes, em vez de fita cola. Ambos podem ser reutilizados.
- Utilizar o método Furushiki, que é a arte japonesa de embrulhar objectos em pano. O pano pode ser um lenço, uma toalha, um pedaço de tecido antigo...Há muitos tutoriais online é o resultado são embrulhos bonitos e diferentes. O tecido será sempre mais fácil de reutilizar.
Estas são as nossas dicas para um Natal com menos desperdício. Se tiverem mais ideias para podermos viver esta época de uma forma mais "verde" partilhem connosco, sff.
Não se esqueçam que mudar um hábito pequenino é melhor do que não mudar nenhum e que este caminho na direcção de uma vida mais consciente é feito devagar e é suposto ser divertido e sempre positivo, claro.
Para estarem sempre a par das nossas novidades, subscrevam a nossa Newsletter.