Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Como tornar o nosso guarda roupa mais sustentável #2 Capsule Colection

08.05.19 | Joana

Como tornar o nosso guarda roupa mais sustentável #2

EA90195D-8447-4939-9547-7BA0AFB98DB2.jpeg

 

 Na semana passada, a propósito da Fashion Revolution Week, fomos visitar a Joana Cunha, uma das fundadoras da Fair Bazaar, uma loja que reúne marcas responsáveis, para nos contar tudo sobre a Capsule Colection que apresentaram para esta Primavera/Verão.

 

59A4DBCD-6F46-4BC6-B09D-6B795A71405E.jpeg

 

  Em primeiro lugar quisemos saber o que é uma Capsule Colection e explicar-vos tudo! 

Uma Capsule Colection é um guarda-roupa composto por um pequeno conjunto de peças intemporais adaptadas à tua vida. Estas peças devem ser  cuidadosamente escolhidas para combinarem entre si, para que consigas fazer várias combinações e ficares com um armário mais leve. Deve ser pensado para durar muitos anos, por isso é muito importante que se escolham peças com alta qualidade e durabilidade. Se quisermos ter um número para nos guiar, podemos pensar em cerca de 35 peças, que podem fazer mais de 116 combinações possíveis. Como podem ver neste exemplo de summer capsule wardrobe de 2018 da capsule-closet.com.  

 

D1434685-1D07-4AD4-A98D-BB85F0F9C245.jpeg

 

 A beleza de ter um guarda-roupa cápsula é que ele não é apenas bom para o ambiente, ele é bom para nós. 

Acreditem que nos vai facilitar a vida de muitas maneiras:

- Vai ficar mais fácil escolher as nossas roupas de manhã.

- Vai ser mais fácil fazer malas para uma viagem.

- Vamos ter mais espaço no armário.

- E vamos passar a ter um prazer enorme em manter esse minimalismo na nossa roupa, espalhá-lo pelo resto da nossa casa e finalmente pela nossa vida.

De facto, um estudo mostra que usamos menos de 50% das roupas que temos em casa (Fashion United, 2018).

 

80FAE92B-89F4-4971-B886-F978325E6F44.jpeg

 

 Como posso iniciar o meu guarda-roupa Capsule?

 É fácil. Em primeiro lugar separem a vossa roupa de Primavera/Verão (guardem a roupa de Outono/Inverno) e façam dois montes diferentes: um com as que usam regularmente e que definitivamente querem manter, e outro com as que já não usam há mais de um ano mas que guardam no armário porque acham que elas ainda podem ser úteis um dia.  Este último monte é aquele que provavelmente deixará o vosso guarda-roupa para sempre!  Mas não o deites fora, mostra-o a amigos e familiares, recicla as peças que possam ter uma 2a vida, vende e dá a Associações que lhes possam dar um bom destino.

 Após essa primeira seleção, dividam o primeiro monte em: 

  • Partes cima 
  • Partes de baixo
  • Acessórios (lenços, cintos, chapéus) 
  • Sapatos 

Agora pensa que cada uma dessas peças tem de combinar com 5 ou mais peças da tua seleção. Se sim, fica guardado, se não ... é bom reconsiderar a decisão anterior. Faz isso a todas as peças e terás um guarda-roupa mais limpo e mais bonito!

 

D8401D5A-4EC5-4FB0-97E3-89818B81BA8B.jpeg

 

Podem ver aqui a  sugestão da Capsule Colection da Fair Bazaar.

Se vos parece demasiado trabalho a Fair Bazaar pode dar uma ajuda, pois têm um serviço personalizado com uma stylist, que vai a vossa casa para vos ajudar na seleção da vossa roupa. Ajuda-vos a decidir com o que devem ficar e a tirar o melhor partido do vosso guarda-roupa. Se estiverem interessados, enviem um e-mail para info@thefairbazaar.com

Eu vou ter a sorte de experimentar este serviço em primeira mão, por isso num próximo post vou contar-vos como foi, desde os desafios às dificuldades, vão ficar a par de tudo. 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.