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I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Como manter o equilíbrio em tempos de excepção?

08.04.20 | Joana&Madalena

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   Como encontrar o equilíbrio interior em tempos de excepção? Como nos podemos apoiar e inspirar mutuamente?  Estamos todos no mesmo barco, mas não vivemos esta situação todos da mesma forma. Uns estão a trabalhar mais do que nunca,  seja em casa em tele-trabalho, seja na linha da frente em missão, como os médicos, polícias, jornalistas, o sector da alimentação, etc... Outros vêem-se repentinamente privados do seu trabalho e alguns dos seus rendimentos, e todos ficámos com as vidas suspensas, sem saber o que vai acontecer no futuro.

   Vivemos um momento especial com características únicas e novas, muitos de nós estão  agora a adaptar-nos a esta forma de "viver", pois não há certezas do que virá e de que forma teremos que nos adaptar a uma nova realidade. O Mundo está numa transformação que dá que pensar,  principalmente sobre a velocidade a que vivíamos. A Natureza está a ter uma oportunidade de regeneração, está melhor que há um mês atrás e isso é positivo, mas nós estamos cheios de incertezas em relação ao futuro e temos de continuar a acreditar que tudo vai ficar bem. Temos uma oportunidade única para ensaiar um futuro mais equilibrado, mais consciente, olhando para dentro. É altura de relaxar, de cuidar de nós e dos nossos, mesmo que à distância. É uma oportunidade grande de evolução, mas será que estamos preparados para a agarrar? Essa é uma resposta que não temos, mas que podemos procurar.


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  Numa altura como esta é importante manter o foco no bom e fazermos actividades que nos distraiam da ansiedade e do medo. Podemos cozinhar mais e melhor, inventar novas actividades, dançar, pintar, ler, costurar, estudar coisas novas
, pintar móveis, reciclar, dar uma nova vida às nossas coisas, escrever o que sentimos, ouvir música, ver bons filmes, boas comédias para aliviar um pouco do que se passa lá fora e, muito importante, cuidar de nós para ficarmos fortes para o que aí vem. Mas atenção, é perfeitamente normal não querermos fazer nada e sentirmos uma desmotivação constante. Estas propostas são também no sentido de contrariarmos esse estado, mas é importante que, seja qual for a nossa escolha, não haja sentimentos de culpa. 

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Planear o nosso dia é a forma mais fácil de conseguir concretizar os nossos objectivos e, para isso, deixamos ideias e sugestões, por áreas: 

 

Casa

  Destralhar é uma tarefa estrutural e vai com certeza ajudar a passar bem este tempo, além de que trará uma sensação de utilidade e um elevado grau de satisfação. Uma casa limpa, com pouca coisa e arrumada ajuda a conseguirmos ter uma cabeça também mais limpa e arrumada :)

Ficam aqui os links para nos inspirarmos e nos guiarmos para um bom "destralhe" e outras inspirações para outras áreas da casa. 

1. Este artigo irá a ajudar a identificar as razões que muitas vezes nos travam quando pensamos em destralhar, depois de identificadas será mais fácil avançar. 
2. Uma entrevista inspiradora a quem trata o minimalismo e o destralhar por tu, com vários  guias passo a passo no seu blog. 
3. Ideias para começarmos a transformar a Cozinha.
4. Esta é uma excelente oportunidade para transformar o nosso guarda-roupa  e torná-lo mais sustentável, prático e organizado.

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Vejam mais ideias na nossa categoria de Reduzir.

 

Alimentação

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Durante este período é importante comer de uma forma equilibrada, não só para nos sentirmos bem, como para  reforçar o nosso sistema imunitário e essa tarefa pode ser bem mais fácil do que noutras alturas, pois temos mais tempo para planear refeições. Apesar de estarmos um pouco mais limitados na variedade de alimentos, com alguma imaginação e escolhendo os fornecedores certos, conseguimos fazer várias novas receitas com poucos ingredientes. Ficam algumas sugestões de receitas que estão no blog: 

1. Jamu Jamu,  a mezinha que cura tudo e reforça o sistema imunitário. 

2.Hamburgeres de Tofu, uma receita fácil e divertida para fazer com os mais novos 

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3. Receitas  de leites, molhos e outros complementos que podemos fazer do zero, com ingredientes que geralmente já temos em casa. 

4. Panquecas,  dão sempre um bom lanche ou pequeno almoço e são divertidas de preparar. 

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5. Lista de alimentos que ajudam a combater a ansiedade. 

6. Chá Matcha. Beber chá regularmente, pode ajudar a desintoxicar e a relaxar. Este, em específico, tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde. 

Vejam mais receitas na nossa categoria de Comer.  

  Existem cabazes que se podem encomendar e mercearias com alimentos frescos e secos que entregam em casa. Nesta altura é importante apoiar os pequenos produtores para que sobrevivam a esta crise, nesta lista podem consultar (e acrescentar) fornecedores e no nosso directório encontram contactos de vários restaurantes que já aderiram a entregas em casa e Take away. 

A plataforma Estamos Abertos, criada pela Camâra Municipal de Lisboa, permite-nos descobrir os estabelecimentos do comércio local que continuam abertos, evitando assim deslocações desnecessárias, numa altura em que o distanciamento social é imperativo. O mapa dá toda a informação, como horários, serviços de entregas ao domicílio e meios de pagamento. Podemos consultar informações relativas, por exemplo, a supermercados, cafés, farmácias, padarias, restaurantes, etc.

 

Saúde Física e Mental

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Criar estratégias para fazer exercício, dentro de casa, é útil, mas também podemos dar uma corrida, fora de casa, ou passeio a passo mais intenso. Meditar, fazer yoga ou pilates também ajudam, nem que seja para manter uma boa prática respiratória. Já existem inúmeras Apps com treinos, há que investigar e ver qual se adapta melhor ao nosso estilo de exercício, eu gosto desta, e há várias contas de instagram com aulas que podem seguir como esta, que publica uma aula de 10 minutos por dia e vai variando bastante os treinos.

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Família  

Estar 24 horas fechado em casa é um desafio. É uma boa oportunidade para nos conectarmos connosco e com os nossos, mas nem sempre é fácil. Muito menos se estivermos a trabalhar, gerir refeições, tele-escola e a dar a atenção que os filhos requerem.

Num mundo ideal tudo fluiria tranquilamente, mas não é bem assim. Há que criar estratégias para não darmos em doidos, conseguirmos fazer tudo e ainda conseguirmos que este seja um tempo de união e não de discussão.

Criar uma tabela de distribuição de tarefas de casa, onde definimos horários específicos para trabalho, estudo, tempo para cada um e actividades em família pode ajudar bastante. 
Para entretermos as crianças e evitarmos que passem demasiado tempo em frente aos ecrãs deixamos algumas sugestões simples de actividades que podem ser feitas em família.

Esta vai ser uma Páscoa diferente. Pegar em ovos, para quem os consome, e pintá-los é uma actividade divertida, criativa e depois podem ser escondidos pela casa para fazer a famosa "casa aos ovos". Tintas, canetas, purpurinas, vale tudo o que tivermos em casa.

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Aprender a tricotar, bordar, restaurar objectos antigos também podem ser desafios para fazermos com os nossos filhos e hoje em dia há tutoriais para tudo on-line, por isso, é só decidir o que se quer aprender e pesquisar.

Desenhar, pintar, fazer colagens também são sempre coisas que os miúdos adoram e podem fazer sozinhos. Se precisarem de companhia, também são actividades bastante relaxantes para os adultos e ajudam a desfocar do que se passa lá fora.

Jogar jogos como mímica, stop, monopólio (adaptado) batalha naval ou qualquer jogo de tabuleiro que tenhamos em casa.

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Criar jogos com latas de alimentos que vamos consumindo, como por exemplo um 'atira à lata' caseiro também pode ser divertido.

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Cantar, dançar, fazer teatros, escrever o que sentimos ou criar histórias e depois ler em família, são programas simples, mas que podem fomentar a união entre todos.

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Sair da nova Rotina  

É sempre saudável quebrar a nova rotina instalada, permitirmo-nos, de vez em quando, encomendar uma refeição, fazer um jantar virtual com amigos ou família, ver uma exposição nos vários museus com visitas online, ver um concerto, um espectáculo de Teatro, etc.

O National Theatre está a transmitir espectáculos todas as quintas feiras, aqui.

O Teatro Aberto transmite todos os dias, às 21h, uma das suas últimas peças de teatro, aqui.

A Porto Business School criou o programa Sharing is Caring, em que actuais alunos, docentes e staff da universidade colocam o seu tempo - e o seu talento -  à disposição dos miúdos de forma a ocupá-los e a proporcionar-lhes experiências diferentes de conhecimento. Todas as atividades disponíveis para os mais novos, aqui.

O MOMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, oferece uma variedade enorme de cursos online, na plataforma Coursera. Podemos inscrevermo-nos a qualquer altura e terminar os cursos ao nosso ritmo. Toda a informação, aqui

 

 

Leituras 

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É muito importante filtrar a informação que nos chega. Com tantos grupos e notícias há que criar regras para não ceder ao medo e aproveitarmos esta fase para ver coisas inspiradoras e que normalmente não temos tempo para ver. Alimentar a mente, focar nas coisas boas e acreditar que vai ficar tudo bem.

Ler e escrever são sempre actividades terapêuticas. Escrever cartas aos amigos é uma actividade interessante para mais velhos e uma excelente sugestão para os mais novos.

Também é altura de apoiar os pequenos livreiros que estão a ter grandes quebras nas suas vendas, mas que nos oferecem uma diversidade de leituras importantíssima de manter, muitos têm sites e páginas de FB onde podem encomendar os livros, e estão reunidos neste site

Deixamos algumas sugestões de livros que nos inspiram, partilhem as vossas também:

- O Lado Selvagem, de Jon Krakauer

- Just Kids, de Patti Smith

- Siddhartha, de Hermann Hesse

- Walden, Ou A Vida Nos Bosques, de Henry David Thoureau

- A Sexta Extinção, de Elizabeth Kolbert

A Amazon disponibilizou vários e-books gratuitamente, aqui. Tem uma grande variedade de livros, desde desenvolvimento pessoal, gastronomia, ficção, infantil, politica... O que quer que seja que nos inspire e que ajude a desligar um pouco das notícias e deste estado de incerteza.

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Partilhem connosco as vossas sugestões e fiquem bem ;) 

 

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