Boas Notícias 🌿 - Para o plástico dos oceanos
Cerca de 90% do plástico dos nossos oceanos pode desaparecer até 2040.
A tecnologia pioneira do The Ocean Cleanup, um projeto holandês que desenvolve sistemas para limpar o plástico flutuante dos oceanos, pode remover 90% do plástico até 2040, diz a empresa.
O projeto foi fundado por Boyan Slate quando ele tinha apenas 16 anos.
A última geração da tecnologia, o System 03, permitirá que consigam limpar todo o Great Pacific Garbage Patch, uma coleção de detritos marinhos no Pacífico Norte que é três vezes maior que a França e contém até 100 milhões de quilos de resíduos plásticos. Até ao momento já retiraram mais de 100.000kg.
“As nossas projeções mostram que a implantação de dez sistemas baseados no System 03 nos permitirá limpar todo o Great Pacific Garbage Patch para sempre, aproximando-nos de completar a nossa missão de livrar os oceanos de plástico”, disse a equipa em comunicado.
A Ocean Cleanup também desenvolveu uma solução inteligente para o problema da origem do plástico marinho.
Mil rios são responsáveis por cerca de 80 por cento da poluição plástica do mundo, então eles desenvolveram o primeiro coletor de plástico fluvial escalável do mundo, uma embarcação transportável movida a energia solar e totalmente autônoma que pode coletar cerca de 50.000 kg de plástico por dia do mundo rios mais contaminantes, antes que os detritos tenham a hipótese de chegar ao oceano.
Direitos autorais Euronews/Canva
Tradução adaptação: Joana Seixas