A receita perdida - Bolo Cenoura
Ando há anos à procura de uma receita de bolo de cenoura, mas não é uma receita qualquer. A minha referência de bolo de cenoura é o que a minha mãe fazia quando eu era pequena. Lembro-me de ela fazer alguns bolos, mas só me lembro do sabor do de cenoura.
Com 9 anos deixaram de haver bolos em casa, mas a vida continuou, nunca percebi sequer que me faziam falta.
Já em adulta percebi que gosto muito de fazer bolos, nunca soube bem explicar, mas ter um bolo em casa faz-me feliz, parece que está tudo bem.
Bom, isto para dizer que ando há anos à procura de uma receita que se pareça com "a tal" e agora que tenho tido mais tempo consegui chegar a uma versão mais saudável do meu bolo de infância preferido.
Como hoje é dia de todas as mães partilho esta receita especial que tanto me faz lembrar da minha, de quem tenho muitas saudades, mas que está sempre presente na minha vida. Cada vez mais.
Aqui fica a receita:
- 5 cenouras grandes
- 6 ovos (para versão vegan - 1 colher de sopa de sementes de chia com 3 colheres de sopa de água morna por cada ovo)
- 150/200gr gr de geleia de arroz (ou açucar de coco)
- 10 colheres cheias de farinha ( eu uso uma mistura sem glúten, mas pode ser de trigo normal ou espelta)
- 2 colheres chá de canela
- Raspa e sumo de meio limão
- Meia colher chá fermento
Cozer as cenouras com cascas de limão e bater as até ficarem em puré. Separar. Bater os ovos com a geleia de arroz. Acrescentar a farinha, o sumo, a casca do limão, a canela, o fermento e bater. Depois acrescentar o puré de cenoura, voltar a bater e deitar dentro de uma forma (30 cm).
Levar ao forno médio durante + ou - 40 minutos e já está!
Garanto-vos que este é bom, mas o outro era muito melhor :)
Se tiverem receitas de bolos de cenoura enviem para experimentar. Quem sabe não descubro uma receita ainda mais parecida com "a tal".
Para estarem sempre a par das nossas novidades, subscrevam a nossa newsletter.