Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

A mezinha que cura tudo - Jamu

10.05.19 | Madalena

Jamu-1023.jpg

Esta semana a Joana estava meio adoentada e com dores de garganta e eu, que tenho a mania que sou a rainha das mezinhas, lembrei-me de lhe fazer uma das minhas preferidas, Jamu. Como parece que, com estas mudanças de temperatura, está muita gente assim, partilho aqui esta receita que adoro.

Nunca fui à Indonésia, mas uma vez vi num filme uma bebida supostamente milagrosa à base de curcuma (o principal ingrediente para curar tudo cá em casa) e fui investigar.

Esta bebida chama-se Jamu e é uma bebida medicinal considerada essencial na vida da maior parte dos habitantes da Indonésia.

post jamu-3742.jpg

O Jamu  está ligado à medicina Ayurveda e é conhecido há centenas de anos pelos seus poderes de cura. Desintoxica o fígado, aumenta a imunidade, ajuda na fertilidade, na perda de peso, insónia, acne, fadiga, constipações, inflamação, tosse... 

Pode ser feito com vários ingredientes, mas a receita que eu gosto de fazer é muito simples e faz-se apenas com curcuma, gengibre, tamarindo, mel, pimenta preta, sumo de laranja e água.

Estes ingredientes são todos incríveis. Para quem não conhece... 

A curcuma é uma das raízes mais poderosas. Para além de desintoxicar o fígado e de limpar os rins, acelera o metabolismo, é anti-inflamatória, ajuda a regenerar a pele e muito mais.

O gengibre é também anti-inflamatório, contém, muitos antioxidantes que ajudam a minimizar os danos causados pelos radicais livres e outras toxinas. Também ajuda a acalmar o estômago, etc, etc, etc ( podíamos ficar aqui horas).

O tamarindo é uma fonte rica em fibra, ajuda a eliminar toxinas, contribui para perda de peso, melhora a circulação, é um poderoso antioxidante e um super agente anti-inflamatório.

 

Receita:

- 3 cm de raiz de gengibre

- 3 raízes de curcuma (ou duas colheres de chá de curcuma em pó)

- 1 colher de sopa de polpa de tamarindo (nem sempre ponho)

- 2 colheres de sopa de mel

- 3.5 cups de água

- Sumo de uma laranja ( também pode ser de uma lima ou limão)

- Pimenta preta

Photo 08-05-19, 16 28 582.jpg

Cortam as raízes aos bocados e trituram com meio cup de água. Juntam o resto da água e levam ao lume até ferver. Depois deixam a cozinhar em lume brando durante 20 minutos. No fim coam e juntam o sumo de laranja, resto da água, mel e tamarindo.

Para potenciar os efeitos da curcuma ainda acrescento pimenta preta, dizem que os benefícios aumentam em 2000%.

Podem guardar no frigorífico e beber quente ou frio. Quando estou doente tento beber um copo pequeno de manhã e outro à noite.  Também é ótimo para reforçar o sistema imunitário e evitar constipações. 

Espero que gostem!

 

Para estarem sempre a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa Newsletter.

 

 

 

 

 

15 comentários

Comentar post