Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

5 Passos Para Uma Cozinha Mais Verde #1

28.08.19 | Madalena

IMG_2390 (1).JPG

Quando começamos a tentar ter uma cozinha mais verde, é difícil saber por onde começar.

As mudanças não têm de ser feitas todas de uma vez, isso até poderá ter um efeito contra-producente. Se nos pressionamos muito e queremos mudar muita coisa ao mesmo tempo, acabamos por não conseguir levar nenhuma das mudanças até ao fim e desistimos a meio do caminho. Certo?

Não tem de ser um tudo ou nada nesta tentativa de ter uma vida mais "verde" e as mudanças não têm de ser imediatas, mas tem de haver vontade e alguma dedicação inicial.

Nesta rubrica, vamos deixar 5 ideias de cada vez, para, aos poucos, irmos mudando hábitos nas nossas cozinhas (também iremos ao resto da casa, claro) e podermos fazer as melhores escolhas para a nossa família e para o planeta. Muitas destas escolhas são também amigas das nossas carteiras e vão poder ver como ser mais verde, não implica necessariamente gastar mais dinheiro, antes pelo contrário.

Não aconselho a tentarem todas as mudanças ao mesmo tempo, acho que o melhor é fazerem uma e quando essa já estiver integrada na vossa rotina, passarem para a próxima.

Começamos com 5 dicas simples que não requerem investimento, apenas foco.

Vamos a isso:

 

1- Reduzir utensílios

IMG_2371.JPG

 Temos tantas coisas na cozinha que não usamos. Verdade? Falo por experiência própria. Acho que um bom primeiro passo, é fazer uma triagem do que realmente usamos e o resto oferecer a uma instituição, lar ou escola. Livramo-nos de energia estagnada, antiga e ficamos com uma cozinha mais leve, limpa, arrumada e pronta para as mudanças positivas que aí vêm. 

 

2 - Deixar de comprar água engarrafada.

MadalenaBrandão-1.jpg

Este passo para mim foi importante. Andava sempre com uma garrafa de água de plástico atrás e desde que tenho uma garrafa reutilizável já poupei imensas garrafas, e algum dinheiro.

Há vários tipos de filtros de água e vários tipos de garrafas (brevemente falaremos sobre isso), esta, por exemplo, vem com um filtro de carvão activo que purifica a água. Seja que garrafa for que usemos, o mais importante é deixar de comprar água engarrafada.

Ter uma garrafa reutilizável é um enorme passo na redução de resíduos plásticos que produzimos nas nossas casas e facilita-nos imenso a vida!

 

3 - Arranjar uma alternativa para os rolos de papel

MadalenaBrandão-.jpg

Por mais que os rolos de papel de cozinha pareçam muito úteis, estamos a gastar papel desnecessariamente. Para além de que vêm embrulhados em plástico, portanto podemos arranjar alternativas.

Uma das formas mais simples de transformarmos a nossa cozinha num espaço mais verde é substituir os rolos de papel por panos. O truque é começar com vários para nunca nos faltarem entre lavagens. Podemos pegar em lençóis velhos, toalhas, t-shirts ou restos de tecidos que temos em casa e é só cortar em pedaços do tamanho que nos der mais jeito. Depois pomos num frasco de vidro, pomos lá os tecidos, enchemos com água e depois é só adicionar um pouco de detergente para a loiça (eu uso Castille Soap com umas gotas de  óleo de hortelã pimenta) e já está.

clothnapkin.jpg

Também podemos aproveitar os guardanapos de pano que tivermos em casa e dar-lhes um novo uso. Podemos tê-los num cestinho à vista para estarem sempre à mão quando é preciso limpar alguma coisa. Acho esta ideia óptima e vou pôr em prática, tenho imensos guardanapos de pano que herdei que não uso no dia-a-dia e vou passar a usar. Cada vez quero mais usar o que tenho e só ter o que uso. Só tenho mesmo de os ir buscar ao baú ;)

 

4 - Poupar energia ao cozinhar

IMG_2388 (1).JPG

Colocar tampas nos tachos, usar a luz do forno para não o abrir e perder calor, descongelar antecipadamente, evitar pré aquecer são coisas que por mais pequenas que pareçam, podem fazer a diferença.

E a não ser que seja uma receita específica que o peça, colocar a comida logo quando se liga o forno para aproveitar todo o calor também é uma forma inteligente de pouparmos energia.

 

5 - Usar produtos de limpeza mais amigos do ambiente

3-Ingredient-All-Purpose-Kitchen-Cleaner-e1524370223300.jpg

Limpar a cozinha pode ser uma experiência bastante tóxica que pode facilmente ser contornada.

Limão, bicarbonato de sódio e vinagre são alguns dos melhores ingredientes que podemos usar para limpar a casa.

Eu sei que é difícil ter tempo para fazermos os nossos produtos todos, mas hoje deixo um detergente multi-usos é tão simples de fazer que não há desculpas.

É só juntar num frasco de spray antigo, metade de água com outra metade de sumo de limão (também podemos acrescentar óleo essencial de alecrim que é desinfectante e deixa um cheiro maravilhoso).

Serve para limpar balcões de cozinha, vidros, armários, lava-loiça, etc. 

Brevemente faremos um post dedicado aos produtos de limpeza da casa DIY, há coisas incríveis que podemos fazer que são rápidas, amigas do ambiente e muito mais económicas.

 

 

Para estarem sempre a par das nossas novidades, subscrevam a nossa newsletter.

 

2 comentários

Comentar post