Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

5 documentários sobre o famoso plástico.

20.06.19 | Madalena

Hoje em dia fala-se muito sobre a necessidade de acabar com o plástico de utilização única, mas, na minha opinião, ainda se fala pouco das consequências que o plástico pode trazer para o nosso futuro e do planeta.

Sabiam que:

-  Menos de  5% do plástico do mundo é realmente reciclado?

-  Alguns tipos de plástico, como o PET (polietileno tereftalato), usado em garrafas de água e refrigerantes, levam mais de 300 anos para desaparecer?

- 90% da água que bebemos e  75% do peixe que comemos contêm microplásticos, o que está a causar graves problemas de saúde?

- São lançados anualmente nos oceanos cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico e seus derivados?

-  35% do lixo encontrado nas praias consiste em palhinhas de plástico?

- Já foram identificadas pelo menos cinco ”ilhas” de detritos no mar, nos designados giros marinhos ou oceânicos: duas no Pacífico, duas no Atlântico e uma no Índico?

Estes 5 documentários, apesar de falarem de uma realidade muito triste e alarmante,  ajudaram-me a compreender melhor este problema global e inspiraram-me a pensar mais nos meus hábitos e pequenos gestos do dia a dia, e a levar a regra dos 4 Rs (Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar) mais à letra.

Espero que gostem e que vos motive. A  mudança é inevitável. 

 

 

Plastic Paradise

12955_normal.jpg

Angela Sun, surfista, mergulhadora e amante dos oceanos, transformou uma aventura sua num documentário: "Plastic Paradise, The Great Pacific Garbage Patch". Angela escreve e realiza esta história cheia de acção sobre a sua viagem para Midway Atoll para ver pessoalmente a Ilha de Lixo do Giro do Pacífico Norte (Great Pacific Garbage Patch) e estudar os seus efeitos.

Narrado de uma maneira envolvente e apaixonada, Plastic Paradise abre-nos os olhos para as consequências do plástico para nossa saúde e meio ambiente.

Podem ver o trailer aqui e ver o filme, aqui.

 

 

A Plastic Ocean

movie-poster-plastic-ocean.jpg

Este documentário foi muito premiado por ter ajudado a criar um movimento global de consciencialização sobre o uso de plásticos de utilização única e o seu impacto nos oceanos e saúde humana.

Um “Oceano de Plástico" é   filmado em 20 regiões diferentes do mundo, ao longo de quatro anos.

Os exploradores Craig Leeson e Tanya Streeter, que têm uma ligação especial com o oceano, juntamente com uma equipa de cientistas internacionais, falam-nos, precisamente, da poluição do plástico, das suas causas, consequências e soluções para o futuro.

Podem ver o trailer, aqui. O filme está disponível no Netflix.

 

Addicted to Plastic

MV5BZDk5YzljZmMtZTY2Yy00OWMzLWE2YTYtMTZmOWNkMDU0MTBiXkEyXkFqcGdeQXVyNjc2NjkzNTg@._V1_.jpg

É um documentário que explora a história do plástico e como este tem vindo a dominar as nossas vidas.

Mostra uma investigação sobre o que realmente sabemos sobre este material tão utilizado e sobre o porquê de nos causar tanta preocupação.

Mostra um ponto de vista interessante e foi filmado durante 3 anos, em 12 países e 5 continentes. Relata ao pormenor o caminho do plástico ao longo dos últimos 100 ano e inclui entrevistas em que são abordadas soluções radicais para a resolução deste problema, como opções de plástico feito a partir de plantas.

É um documentário bastante dinâmico, com uma linguagem muito acessível e dá-nos uma nova perspectiva sobre o possível futuro deste material e o impacto que pode ter no planeta uma vida sem a utilização do plástico.

Podem ver este documentário, aqui.

 

Onda de Plástico,

Um Documentário Sobre a Poluição do Plástico

Unknown (1).jpg

Um surfista, empresário e pai de dois filhos vê cada vez mais e mais plástico na sua praia preferida. Numa tentativa de descobrir uma solução para este problema, embarca numa viagem onde procura saber como pode melhorar os seus comportamentos e ter mais conhecimentos sobre esta questão. Pelo caminho, descobre alguns factos alarmantes.

A poluição por plásticos é uma ameaça real para o futuro do nosso planeta, dos animais que habitam os oceanos e da raça humana.

O problema é muito pior do que parece e precisamos de agir agora para assegurar que protegemos o nosso futuro e do planeta.

Podem ver este filme, aqui.

 

Toxic, A Ilha de Lixo

Toxic.jpg

Este documentário é uma viagem ao Giro do Pacífico Norte, local onde vão parar todos os destroços que navegam pelo oceano e onde podemos encontrar a denominada Great Pacific Garbage Patch (Ilha de Lixo do Giro do Pacífico Norte), uma mítica ilha do tamanho do Texas, feita inteiramente do nosso lixo. 

Com a equipa da VICE, somos convidados a subir a bordo deste cruzeiro pelo Giro do Pacífico Norte, uma zona onde quatro correntes oceânicas se cruzam e conduzem toneladas de plástico para uma espécie de piscina gigante de detritos que não são biodegradáveis.

Podem ver este filme, aqui.

 

Para estarem sempre a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa Newsletter.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.